Fisioterapia Desportiva

A fisioterapia esportiva é uma modalidade em que os profissionais de fisioterapia atuam no ambiente esportivo e em consultório. Os fisioterapeutas são capacitados para atuar nos primeiros socorros e no período pré e pós lesão, com a finalidade de reabilitar o atleta no retorno à prática de atividades esportivas.

A fisioterapia esportiva surgiu na antiguidade com o objetivo de prevenir as pessoas das “diferenças incômodas” ou o que era considerado doença na época. A partir do século XX, o conceito se consolidou como uma área que atua em diversos níveis da saúde, como promoção, prevenção, cura e reabilitação.

O principal objetivo da fisioterapia esportiva é fazer com que o paciente retorne às atividades físicas o mais rápido possível e em segurança. Além disso a técnica também visa promover condições ao sistema músculo-esquelético para a prática de exercícios e permitir a prática de atividade física sem sintomas e riscos.

TÉCNICAS DE TRATAMENTO NAS DISFUNÇÕES DESPORTIVA
  • Terapia manual
  • Treino funcional
  • Eletroterapia
  • Massoterapia
  • Eletromiografia
  • Biofeedback de EMG
  • Bandagens funcionais
  • Estabilização segmentar
Benefícios da Fisioterapia Desportiva
  1. Prevenir e tratar lesões e dores musculares ou articulares causadas pelo desgaste excessivo das articulações e do tecido muscular e devolver o atleta à prática do esporte, o mais rápido possível
  2. Prepara os atletas para competições
  3. Estimula a motivação necessária para aderir com sucesso aos protocolos de reabilitação e atingir os objetivos de desempenho

Fisioterapia Manipulativa

É descrita como quaisquer procedimentos manuais ou mecânicos especializados usados num esforço para afetar o alinhamento, o movimento ou a função de articulações da coluna e a sua relação com o sistema muscular e nervoso que visa à reabilitação através de técnicas manuais tendo como objetivo a melhora terapêutica e preventiva nos tecidos conjuntivos, músculos, ósseos e nervos, favorecendo uma melhora direto e/ou reflexa nas reações fisiológicas que equilibram e normalizam as diversas alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, assim como suas manifestações dolorosas. Os procedimentos constituem em Quiropraxia, massagem e fisioterapia.

As sessões podem ser completadas com o exercício e modalidades de fisioterapia. Sendo que seus benefícios são para ajustes da coluna vertebral, articulares e musculares.

Objetivos da Terapia Manipulativa
  1. Identificar e corrigir disfunções de movimento nas articulações da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores.
  2. Entender a relação entre as alterações do movimento normal com a má função dos componentes articulares, sistema nervoso e sistema circulatório.
  3. Avaliar e corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos através de técnicas manipulativas, técnicas de mobilização dos tecidos e posturas de alongamento.
  4. Aplicar os conceitos de fisioterapia manipulativa em todos os tipos de queixas de dores musculoesqueléticas, reumatologias, ortopédicas, traumatológicas.
Benefícios da Terapia Manual
  1. Reduzem ou eliminam as dores musculares/articulares
  2. Diminuem as tensões musculares; promovem a lubrificação intra-articular
  3. Aumentam a flexibilidade dos tecidos conectivos (músculos, cápsulas, ligamentos, tendões)
  4. Previnem contra bloqueios intra-articulares.

Fisioterapia Neurológica Adulta

A Fisioterapia Neuro funcional atua na prevenção e no tratamento das disfunções do sistema nervoso central e periférico, trabalhando de forma a recuperar e estabilizar as sequelas relacionadas aos problemas no sistema nervoso.

Ela é indicada para o tratamento de doenças neuromusculares e distúrbios neurológicos, motores e cognitivos. Quando essas doenças são tratadas com a fisioterapia neuro funcional, tem-se uma recuperação funcional mais eficiente, seja em crianças ou adultos.

O fisioterapeuta avalia os déficits funcionais e, através das atividades direcionadas individualmente para o paciente, melhora a força muscular e a recuperação da coordenação motora e do equilíbrio. O principal benefício é a melhora na qualidade de vida, redução dos sintomas e, assim, auxiliar nas atividades de vida diária para que o paciente possa ter uma vida mais independente. Alguns exemplos de diagnósticos que podem ser tratados pela Fisioterapia Neuro funcional são: Torcicolo Congênito/Postura, AVC, Lesão Medular, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Paralisia Cerebral e Facia,l entre outras.

Dentre as particularidades desta especialidade, está em reconhecer e desenvolver uma forma de abordagem com o paciente que seja eficaz e satisfatória para a recuperação e melhoria dos movimentos, dentro das diversas técnicas e exercícios. Um trabalho que começa na parte motora, mas engloba o emocional, o relacionamento com as demais pessoas, a autoestima e incontáveis transformações na vida do paciente.

Fisioterapia Neurológica Infantil

Fisioterapia Traumato-Ortopédico

A fisioterapia ortopédica é uma especialidade da fisioterapia, e tem como foco os cuidados envolvendo distúrbios ósseos e musculares. A especialidade atua na prevenção, no trato e, principalmente, na reabilitação de indivíduos acometidos por fraturas, entorses, contusões musculares, luxações, amputações, dentre outros casos diversos.

O fisioterapeuta ortopédico trabalha para reestabelecer as funções do paciente da maneira mais rápida possível, sempre traçando caminhos seguros, que levem em conta as necessidades e os limites de cada pessoa. Seu principal objetivo é prevenir e reduzir o alivio das dores e desconfortos além de recuperar a Qualidade de Vida, Funcionalidade dos Movimentos e Bem-estar.