Fisioterapia Manipulativa

É descrita como quaisquer procedimentos manuais ou mecânicos especializados usados num esforço para afetar o alinhamento, o movimento ou a função de articulações da coluna e a sua relação com o sistema muscular e nervoso que visa à reabilitação através de técnicas manuais tendo como objetivo a melhora terapêutica e preventiva nos tecidos conjuntivos, músculos, ósseos e nervos, favorecendo uma melhora direto e/ou reflexa nas reações fisiológicas que equilibram e normalizam as diversas alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, assim como suas manifestações dolorosas. Os procedimentos constituem em Quiropraxia, massagem e fisioterapia.

As sessões podem ser completadas com o exercício e modalidades de fisioterapia. Sendo que seus benefícios são para ajustes da coluna vertebral, articulares e musculares.

Objetivos da Terapia Manipulativa
  1. Identificar e corrigir disfunções de movimento nas articulações da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores.
  2. Entender a relação entre as alterações do movimento normal com a má função dos componentes articulares, sistema nervoso e sistema circulatório.
  3. Avaliar e corrigir desequilíbrios posturais e biomecânicos através de técnicas manipulativas, técnicas de mobilização dos tecidos e posturas de alongamento.
  4. Aplicar os conceitos de fisioterapia manipulativa em todos os tipos de queixas de dores musculoesqueléticas, reumatologias, ortopédicas, traumatológicas.
Benefícios da Terapia Manual
  1. Reduzem ou eliminam as dores musculares/articulares
  2. Diminuem as tensões musculares; promovem a lubrificação intra-articular
  3. Aumentam a flexibilidade dos tecidos conectivos (músculos, cápsulas, ligamentos, tendões)
  4. Previnem contra bloqueios intra-articulares.