Pilates Clínico e Funcional Treinamento Funcional - MIT

O público de um modo geral tem uma visão um pouco errada dessa modalidade. Pensam que ele só serve para quem já está saudável e quer melhorar o corpo ou a aptidão física. Mas eu te garanto que o TF e seus exercícios se encaixam perfeitamente bem na reabilitação.

Uso o termo Treinamento Funcional Terapêutico para falar sobre o TF aplicado à reabilitação de lesões e patologias. É só um nome diferente para não espantar os alunos do seu espaço, mas a modalidade continua a mesma.

Objetivo do Treinamento Funcional Terapêutico

O objetivo do Treinamento Funcional é recuperar as funções de cada parte do corpo levando em consideração as cadeias cinéticas. E não seria exatamente isso que queremos fazer com nosso aluno lesionado?

A reabilitação funcional é a recuperação, por meio de exercícios orientados, da integridade de alguma função neuromuscular prejudicada ou perdida em virtude de qualquer fator. Essa reabilitação pode referir-se a força, condicionamento ou coordenação.

O treinamento funcional não se resume a simplesmente aumentar a força de um músculo ou grupo de músculos, ele requer modificações físicas para melhorar a relação de trabalho entre o sistema nervoso e muscular.

Benefícios do Treinamento Funcional Terapêutico
  1. Deixa o corpo todo mais forte
  2. Melhora a postura
  3. Fortalece o Core
  4. Mais consciência corporal
  5. É dinâmico e variado
  6. Melhora a capacidade Cardiorrespiratória
  7. Queima gordura
  8. Combate o estresse, a ansiedade e a depressão
  9. Melhora o equilíbrio e a flexibilidade
  10. Melhor relação tempo x benefício