Fisioterapia Neurológica Adulta

A Fisioterapia Neuro funcional atua na prevenção e no tratamento das disfunções do sistema nervoso central e periférico, trabalhando de forma a recuperar e estabilizar as sequelas relacionadas aos problemas no sistema nervoso.

Ela é indicada para o tratamento de doenças neuromusculares e distúrbios neurológicos, motores e cognitivos. Quando essas doenças são tratadas com a fisioterapia neuro funcional, tem-se uma recuperação funcional mais eficiente, seja em crianças ou adultos.

O fisioterapeuta avalia os déficits funcionais e, através das atividades direcionadas individualmente para o paciente, melhora a força muscular e a recuperação da coordenação motora e do equilíbrio. O principal benefício é a melhora na qualidade de vida, redução dos sintomas e, assim, auxiliar nas atividades de vida diária para que o paciente possa ter uma vida mais independente. Alguns exemplos de diagnósticos que podem ser tratados pela Fisioterapia Neuro funcional são: Torcicolo Congênito/Postura, AVC, Lesão Medular, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Paralisia Cerebral e Facia,l entre outras.

Dentre as particularidades desta especialidade, está em reconhecer e desenvolver uma forma de abordagem com o paciente que seja eficaz e satisfatória para a recuperação e melhoria dos movimentos, dentro das diversas técnicas e exercícios. Um trabalho que começa na parte motora, mas engloba o emocional, o relacionamento com as demais pessoas, a autoestima e incontáveis transformações na vida do paciente.