Pilates Clínico e Funcional Idosos

Não é de hoje que as pessoas da terceira idade estão buscando se manter mais ativo para cuidar cada vez mais da saúde. E o método Pilates para idosos pode ser um grande aliado para ajudar nessa fase da vida, os mantendo com uma vida saudável.

Porém por mais saudável que se viva, os idosos vivem com um desgaste progressivo do corpo, e por isso merece um olhar diferenciado na prática de qualquer tipo de esporte, inclusive no Pilates.

Durante o envelhecimento o organismo perde massa muscular, diminuindo assim o metabolismo e reduz a densidade óssea, tornando assim a pessoa bem mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, outras articulações e no coração.

O tempo provoca mudanças no metabolismo e essas mudanças não são apenas biológicas, físicas, mas são também mentais e emocionais. É difícil manter o mesmo ritmo de vida quando seu corpo já não o acompanha na mesma velocidade.

Exercícios físicos são importantes em qualquer idade, mas idosos podem ter dificuldades para praticá-los. Os ossos e músculos perdem força e exercícios de alto impacto podem ser problemáticos para as articulações.

O Pilates possui a vantagem de não ser um exercício de alto impacto. O esforço é reduzido, as repetições são poucas, mas o exercício ainda está lá e faz a diferença na saúde. Os benefícios do Pilates podem ser aproveitados por idosos, melhorando o equilíbrio, respiração, circulação e força muscular.

Sendo assim as atividades físicas para idosos são cruciais para manter tanto a saúde mental quanto a saúde física, e recomendamos que procure um profissional que seja especialista para que possa aplicar a melhor atividade.

Benefícios para os Idosos
  1. Alívio da dor
  2. Alívio do estresse
  3. Prevenção de lesões
  4. Melhora dos reflexos
  5. Melhora a mobilidade
  6. Melhora a flexibilidade
  7. Maior percepção dos movimentos
  8. Melhora do equilíbrio
  9. Melhora da velocidade de andar
  10. Melhora da autoestima
  11. Diminuição da depressão
  12. Mantém o peso corporal
  13. Fortalece os músculos das pernas e costas
  14. Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
  15. Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares
  16. Melhora as reações posturais.