Hoje em dia a prática regular de atividades físicas vem crescendo de uma forma avassaladora e assim proporcionando a inúmeros indivíduos um bem estar e uma melhor qualidade de vida. Com certeza você já ouviu falar em pilates, mas você sabe o que é essa técnica? O pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos solos ou em equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.
Como você pode perceber, o pilates pode até ser considerado novo e moderno, porém, sua importância no cotidiano vem de décadas atrás. Com o avanço da fisioterapia, a educação física e a nutrição, mais e mais pessoas foram contagiadas à tentar a prática que busca proporcionar um bem-estar físico e mental.
Para entender as vantagens e os benefícios do pilates, montamos uma lista com alguns fatores positivos advindos deste método.
• Combate ao estresse
Ao realizar as séries de exercícios que existem no pilates, é exigido do praticante um ritmo respiratório e concentração que não pode ser quebrado, caso contrário, não conseguirá fazê-los com qualidade.
Sendo assim, ao longo do tempo, as pessoas adquirem maior controle sobre o próprio corpo e acabam lidando melhor com situações geradoras de estresse, nervosismo e ansiedade.
• Melhora da coordenação motora
As execuções das atividades envolvem um grande nível de envolvimento da mente e do corpo. Os exercícios exigem equilíbrio e flexibilidade. Com um tempo, o praticante começa a ter maior controle sobre o corpo e coordenação dos movimentos.
• Melhora na respiração
Respirar é um ato que também requer prática. Por incrível que pareça, muitas pessoas não sabem respirar da maneira correta. Os exercícios do pilates buscam a respiração que estimule o diafragma e auxilio os praticantes a atingirem a respiração correta.
• Boa opção para quem busca exercícios mais tranquilos
Os exercícios de pilates surpreendem pela suavidade, porque não têm alto impacto como outras atividades físicas. É uma ótima opção para quem não tem o hábito de praticar exercícios físicos e busca uma atividade suave.
• Pode ajudar no tratamento da escoliose
A prática regular do pilates contribui para melhora da postura do aluno. O método não só previne doenças musculoesqueléticas, como também é capaz de melhorar alterações significativas da coluna vertebral, protegendo as articulações e toda a coluna.
O pilates é um método bem antigo que ganhou o seu espaço entre as pessoas por garantir diversos benefícios aos que praticam. Desta forma, ele pode ser considerado como um grande influenciador para melhorias do corpo e da mente em diversas fases diferentes do indivíduo, sendo ela reabilitação ou melhora do condicionamento físico.
Por que fazer Pilates?
Conforme vimos, atualmente, o Método Pilates é utilizado internacionalmente por pessoas de todos os níveis de aptidão física, por ser uma atividade física de baixo impacto. A evolução é gradativa e varia conforme o perfil do aluno e seus objetivos, podendo inclusive auxiliar no processo de emagrecimento.
Médicos frequentemente recomendam o método como um instrumento de auxílio na correção postural em patologias como cifose, escoliose, lordose, entre outras. Os benefícios da prática do Pilates são inúmeros nesses casos, pois, desde que bem orientado, o Pilates oferece fortalecimento, flexibilidade, alongamento e melhora do equilíbrio corporal, promove um melhor alinhamento da coluna vertebral, e, consequentemente, reduz as tensões musculares, dores e impede o agravamento da patologia.
O profissional deve estar atento à execução dos movimentos do aluno para não haver sobrecarga na coluna ou dores. Faça uma aula experimental e conheça os seus benefícios. Agende aqui!
Quais são os principais benefícios proporcionados pela prática do Pilates?
1. Aumento da resistência muscular.
2. Alongamento
3. Fortalecimento
4. Correção Postural.
5. Melhora do equilíbrio e da coordenação motora.
6. Melhora do controle respiratório.
7. Aumento da consciência corporal.
8. Proporciona menor desgaste nas articulações se comparada às outras atividades físicas de impacto, como exemplo: corrida, musculação, crossfit.
Benefícios do Pilates para a mente
1. Aumento da concentração;
2. Estímulo da memória;
3. Redução do estresse.
Benefícios do Pilates para o corpo
1. Melhora da postura;
2. Fortalecimento da musculatura;
3. Alívio de dores.
Como se dizia Joseph Pilates
O Pilates é uma forma de exercício físico que se concentra na conscientização corporal, equilíbrio e força muscular. Esse método tem sido cada vez mais popular ao longo dos anos, especialmente entre aqueles que procuram melhorar sua saúde e bem-estar
Agora que você já entendeu o que é o pilates, corra para o Centro Médico São Sebastião e pratique o método, sua saúde com certeza irá agradecer!
Conclusão
Atualmente vivemos em um mundo repleto de transformações seja ela no seu cotidiano quanto no seu trabalho. Sabe que essas mudanças podem levar você a ter inúmeros problemas relacionados a sua saúde física e mental.
Afinal de contas poque não praticar exercícios físico regularmente? E você que ainda não sabe por ode começar e tem dúvidas do que fazer, que tal dar uma chance a essa técnica chamada Pilates e ver os inúmeros benefícios que ela pode te trazer e proporcionar não só a sua saúde mais também ao seu corpo.
Desta forma podemos então afirmar que o Método Pilates vai além daquilo que pensamos. A metodologia visa não só o estimulo de cada indivíduo ter o ganho de foco e atenção, mas também ajuda no controle emocional, além de proporcionar um fortalecimento e alinhamento corporal, ou seja, “Corpo são, Mente sâ”
Não se esqueça que seu corpo foi feito para se movimentar, assim você se ajudara a ter um estilo de vida mais saudável e quebrado proporcionando a você mesmo um alívio no estresse, a sua rotina e no sedentarismo. Portanto o Método Pialtes é uma técnica completa. Venha você conhecer e experimentar
Que tal começar a pôr em prática e cuidar da saúde mental? Vamos começar!