CATEGORIAS

Lesões e práticas esportivas

As lesões provocadas por exercícios praticados sem alongamento ou falta de condicionamento físico são comuns nos esportistas. Os membros mais afetados são: joelhos, tornozelo, punho e ombro.

Para evitar esses tipos de lesões o esportista deve abusar de aquecimento e alongamento porem não deixando que a musculatura entre em estresse ou over treine. Após a pratica da atividade física é necessário que se realidade um alongamento de maneira mais suave para que a mesma fique relaxada. Juntamente com o alongamento e aquecimento é necessário ter um fortalecimento da musculatura.

As lesões musculares correspondem a 40% das lesões esportivas, em média os joelhos são os mais atingidos por serem frágeis e concentram o peso do nosso corpo, ou seja, o joelho e quem sustenta nosso corpo em pé.

A reabilitação baseia –se da seguinte maneira:

  • Diminuição da dor
  • Equilíbrio
  • Força
  • Resistência

O exercício é livre para todos, porém, o mais indicado é que antes de iniciar qualquer atividade física deve –se procurar profissionais de saúde como: cardiologistas, nutricionistas, ortopedistas e fisioterapeutas para se obter o bem-estar com o esporte praticado.

Normalmente isso não é o que sempre acontece, pois, “ Pessoas sedentárias querem ir diretamente à prática da atividade física, ignorando a importância de se consultar aos profissionais de saúde para obter melhor desempenho e evitar lesões. ”