Introdução
Muitos são os benefícios do Pilates para a saúde. O método, criado pelo alemão Joseph Pilates no início do século passado, pode ser praticado por pessoas de 8 a 80 anos – desde que com acompanhamento profissional.
Expandir a consciência corporal do aluno, integrando o corpo à mente e ao espírito. Essa é a principal característica do Pilates, que não se resume a um conjunto de exercícios para condicionamento físico. A prática é uma filosofia de vida e uma grande aliada para a melhoria da saúde.
O Pilates facilita a prevenção de doenças e a reabilitação e auxilia no desenvolvimento do equilibro e da coordenação, especialmente para os idosos. Oferece, ainda, uma forma segura de exercício para grávidas, além de colaborar para a recuperação do corpo após o parto.
Mas os benefícios do Pilates não param por aí. O método estimula a circulação, traz flexibilidade e amplitude muscular, garante o alinhamento postural adequado e aperfeiçoa a coordenação motora. Também proporciona bem-estar, alivia a tensão do dia a dia e contribui para uma boa qualidade do sono.
Sinais de desequilíbrio
Quando o nosso emocional não está bem, nosso corpo pode manifestar vários sintomas. É sempre bom estar atento a eles, para buscar por ajuda e evitar danos físicos e psicológicos:
• Estresse crônico;
• Depressão;
• Distúrbios do sono, como insônia, bruxismo e síndrome das pernas inquietas;
• Dores nas costas, pernas e pescoço;
• Indisposição durante o dia;
• Irritabilidade;
• Dificuldade de concentração;
• Autoconfiança abalada, sem iniciativa para tomadas de decisão importantes;
• Transtornos alimentares, que podem provocar obesidade ou magreza extrema;
• Problemas com relacionamentos amorosos, incluindo a perda de libido.
Benefícios do Pilates para a mente:
Mais do que um treino de desenvolvimento da musculatura e da força, o pilates não só esculpe seu corpo como também ajuda a “lapidar” sua mente. Auxilia a melhorar a concentração e desenvolvendo a habilidade da atenção plena.
Dessa forma, o método foca na integração entre saúde física e mental, fazendo com que a pessoa aprenda e realizar os movimentos sem pressa, de maneira adequada e com a postura correta. E para isso, portanto, é preciso aliviar o estresse e afastar as distrações.
O resultado é uma diminuição significativa das tensões, que melhoram nossa disposição e nosso humor, nos tornando menos ansiosos e mais equilibrados emocionalmente.
Entre tantos pontos positivos dessa modalidade, separamos 6 benefícios ligados diretamente à saúde mental. Confira!
1. Pilates aumenta a capacidade de concentração
Os exercícios de pilates nos exigem maior foco sobre os movimentos que estão sendo executados. Para obter o resultado desejado, tudo deve ser feito com minúcia, para não errar na postura e manter o equilíbrio.
Por conta disso, a concentração é um dos seis princípios básicos dessa técnica. Ou seja, a mente precisa controlar o corpo.
Conforme os exercícios vão mudando e a prática vai evoluindo, o aluno precisa lidar novamente com sua capacidade de concentração em torno do novo movimento, até que executá-lo se torne mais fácil e natural.
Daí então, novos exercícios com outros graus de dificuldade surgem, aumentando os desafios e mantendo a mente sempre concentrada.
Resultado: quem pratica pilates acaba aplicando essa capacidade de manter o foco e a concentração em outras as áreas e momentos da vida.
2. Treina o cérebro e melhora a cognição
A cada nova atividade que aprendemos, uma parte importante do nosso cérebro é estimulada, desenvolvendo maior aptidão e melhorando o sistema cognitivo.
No entanto, como a maioria das pessoas não dispõe de tempo ou condição de aprender coisas novas a todo momento, a solução pode ser praticar um tipo de atividade física que muda constantemente, aumentando seu grau de dificuldade.
Por isso o pilates tem esse efeito benéfico de estimular o cérebro para o aprendizado. Ele não se torna um treino automatizado, como correr na esteira, por exemplo.
3. Combate o estresse e a ansiedade
Os maiores inimigos da saúde mental atualmente são a ansiedade e o estresse. Juntos, eles podem desencadear doenças graves, como depressão, obesidade e problemas do coração.
Pessoas que vivem estressadas tendem a produzir e liberar hormônios como adrenalina e cortisol em maior quantidade. Isso acelera a respiração e os batimentos cardíacos, aumentando a pressão arterial.
Sem contar que tudo isso faz com que os músculos se contraiam involuntariamente, causando maior tensão e dores constantes.
Assim, praticar pilates também contribui para prevenir e combater o estresse e a ansiedade. Diminui a produção desordenada de hormônios prejudiciais e ajuda na produção de neurotransmissores benéficos, como a endorfina, que traz sensação de bem-estar.
Essa junção acaba por reduzir os sintomas físicos e emocionais causados por esses problemas. A concentração exigida durante a prática é outro motivo para afastar os problemas da mente e diminuir o estresse.
4. Desenvolve a consciência corporal e a autoestima
Ter domínio sobre nosso corpo só é possível através do domínio da mente. O pilates nos exige concentração e execução perfeita de movimentos, tanto para obter resultados quanto para evitar lesões, que são muito comuns em outras atividades físicas onde a maioria das pessoas não possui consciência dos próprios limites.
Assim, durante a prática do pilates o aluno é conduzido a observar seus movimentos e entender suas limitações, sabendo que a evolução dependerá de tempo e de quanto sua mente estará centrada no exercício.
Da mesma forma que a yoga, o pilates traz a percepção da evolução e aumenta a autoestima através da superação. Movimentos e posturas que, muitas vezes, julgamos impossíveis de fazer, são alcançados com a constância dessa atividade.
5. Acalma e proporciona equilíbrio emocional
Ao praticar exercícios de respiração e concentração plena, nos mesmos princípios do mindfulness, afastamos a tensão e a ansiedade e damos lugar à calma e ao equilíbrio emocional por meio de uma troca quase que instantânea. Sai a ansiedade, entra a serenidade.
Por isso, um dos benefícios do pilates para nossa saúde mental é proporcionar um maior equilíbrio das emoções. Assim, aprendemos a manter a calma, o foco e a concentração não somente durante os exercícios, mas também em outras situações do cotidiano.
6. Estimula a criatividade
Exercício físico e mindfulness já provaram estimular nossa criatividade. Ao combinar ambos no treino de pilates, os resultados são ainda melhores.
E todos sabemos que uma mente aberta e criativa nos permite viver novas experiências e saber lidar com os problemas e desafios de forma mais madura e tranquila. O resultado é uma vida mais plena, saudável e feliz!
Se você ainda estava em dúvida sobre que tipo de atividade física praticar, talvez o pilates seja uma ótima alternativa. Mas não se esqueça de que combinar exercícios físicos com terapia pode ser ainda melhor!
Benefícios para o corpo:
1. Melhora da postura
Nos exercícios de Pilates, há uma grande ênfase no alinhamento adequado. Isso torna o praticante mais consciente de seu corpo, bem como da posição correta que deve manter em todos os momentos do dia a dia.
2. Fortalecimento da musculatura
Um dos muito benefícios do Pilates é trabalhar o corpo como um todo, o que não cria desequilíbrios comuns a outras atividades. Durante os exercícios do método, diversos grupos musculares são ativados simultaneamente, com a integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, as articulações são estimuladas.
3. Alívio de dores
Ao fortalecer a musculatura do aluno, promover sua consciência corporal e melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a amplitude muscular, o alinhamento postural e a coordenação motora, o Pilates ajuda a prevenir lesões e proporciona alívio de dores crônicas. O método é particularmente usado para reabilitação de problemas na coluna, bem como em complicações nos joelhos, ombros, panturrilhas e em pós-operatórios, entre muitas outras situações.
Conclusão
É de extrema importância afirmar e concluir que a prática regular do método pilates é de extrema valia, pois ele é uma atividade completa que abrange não só a parte física, mas também a parte mental.
Claro que temos que ressaltar não basta só praticarmos a metodologia temos que ter a consciência que realizar outras tarefas como terapias, musicalização, leitura também irá lhe proporcionar uma melhora e assim promover um equilíbrio de ambos os seguimentos.
Que tal você colocar em ação e promover uma saúde mais equilibrada