O Pilates e o Treinamento Funcional têm como princípio preparar o corpo de maneira segura e eficiente, visando o centro de corpo e a capacidade funcional.
O treinamento funcional no pilates é um trabalho de força que utiliza os músculos do tronco e da pelve, a partir da estabilização estática e dinâmica, desenvolvendo a musculatura para melhor performance.
O treinamento funcional associado ao pilates representa uma nova forma de condicionamento físico, ativando o “power house” ou “core”, nosso centro de força, compostos pelos paravertebrais lombares, pélvicos-trocanterianos, assoalho pélvicos e abdominais.
Periodizando e respeitando cada indivíduo dentro dos princípios de treinamento desportivo, os movimentos que compõem o pilates e o treinamento funcional, realizados dentro de uma biomecânica correta, poderão trazer os benefícios necessários ao praticante, seja ele um atleta, um desportista ou uma pessoa sedentária que queira ingressar na atividade física. Suas variações de exercícios tornam o treinamento de força seguro para iniciantes, crianças, adolescentes e adultos idosos, sendo desafiador o suficiente para atletas experientes.
Os exercícios são realizados sobre a bola suíça, prancha de equilíbrio e aparelhos específicos do Pilates ou solo. O treinamento é realizado a partir de combinações desses materiais.
As aulas são realizadas a partir do princípio do Método Pilates – concentração, respiração, controle, centralização, precisão e movimentos fluídos.
Os cuidados com a postura durante os exercícios devem ser priorizados para manter a qualidade e a performance da execução do movimento.
O treinamento proprioceptivo é um tipo de treinamento de força, que se focaliza no centro de força do corpo, e que traz enormes benefícios tais como coordenação, equilíbrio, resistência muscular e mobilidade articular, dentre outras qualidades que trabalham o corpo como um todo.
Autor: Fisioterapeuta Andreia Fornaro – Especialista em Fisioterapia Esportiva e Terapias Manuais.