As dores musculoesqueléticas são uma das principais causas de incapacidade física no mundo e, entre elas, destaca-se a lombalgia, causa frequente de queixas de dor nas costas1. Nesse contexto, um dos métodos mais buscados para o alívio dos incômodos é a quiropraxia para dor nas costas.
Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a quiropraxia é uma profissão da área de saúde que se dedica ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção de problemas das articulações, dos músculos, dos tendões, dos ossos, dos nervos e de outras estruturas2.
A prática de tratamento também é adotada pelo Governo do Brasil como parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Na quiropraxia, as mãos de um profissional habilitado são usadas para aplicar uma força controlada na articulação, pressionando além da amplitude de movimento habitual3.
A quiropraxia para dor nas costas pode ser um tratamento eficaz para aliviar sintomas incômodos. Além disso, alguns estudos sugerem que a manipulação da coluna também pode ser eficaz para dores de cabeça e outras condições relacionadas à região cervical, como a dor no pescoço4.
A seguir, entenda mais sobre o que é quiropraxia, como a quiropraxia para dor nas costas pode ser usada no alívio dos incômodos e os benefícios do método no tratamento de desconfortos musculoesqueléticos.
O que é quiropraxia?
Antes de entender o que é quiropraxia, é importante saber que o método é um sistema de terapia focado na estrutura do corpo, particularmente na coluna vertebral. O quiropraxista manipula o alinhamento do corpo para aliviar a dor, melhorar suas funções e ajudar o corpo a se curar
Em 2008, a OMS publicou diretrizes para a educação em quiropraxia e os padrões de segurança para a prática da profissão. O documento sugere que a formação completa de um quiropraxista deve consistir em um curso de nível universitário, com 4.200 horas de contato entre estudante e professor, e deve incluir não menos do que 1.000 horas de treinamento clínico supervisionado
Além disso, o curso de quiropraxia tem duração de quatro a seis anos. Seu currículo consiste em uma extensa educação em ciências biomédicas e métodos diagnósticos2. E a formação de quiropraxista no Brasil segue diretrizes clínicas que preconizam uma formação com extensa prática clínica sob supervisão
A seguir, veja como são feitos os ajustes na coluna por meio desse método e como funciona a quiropraxia para dor nas costas!
Saiba o que é o que significa ter a “coluna ajustada pela quiropraxia
Muitas pessoas que aderem ao tratamento quiroprático buscam por uma “coluna ajustada”. Esse ajuste, na verdade, é um procedimento preciso, direcionado às articulações que apresentam alterações biomecânicas específicas
Embora a base da quiropraxia seja a manipulação da coluna vertebral, o tratamento também pode incluir terapias manuais ou manipulativas, educação postural e exercícios e treinamento ergonômico (jeito certo de andar, sentar e ficar de pé para limitar a tensão nas costas)
Atividades comuns, movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal – um problema chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral –, podendo levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo
O ajuste articular promovido pela quiropraxia para dor nas costas é aplicado em segmentos específicos e nos tecidos para causar influência nas funções articulares e neurofisiológicas3. Isso tem como objetivo corrigir o complexo de subluxação vertebral, uma disfunção em um segmento articular em que o alinhamento, a integridade de movimento e a função da articulação estão alterados
A manipulação que visa o tratamento dessa e de outras condições pode ser definida como uma movimentação passiva de uma vértebra com alta velocidade e baixa amplitude, além da amplitude de movimento fisiológico e dentro da integridade anatômica1.
Confira a seguir mais detalhes sobre os benefícios dessa prática e como a quiropraxia para dor nas costas é usada.
Benefícios da quiropraxia
A quiropraxia é uma forma de medicina complementar baseada na ideia de que o corpo pode se curar com manipulações práticas específicas de um profissional treinado. Essas manipulações ajudam a realinhar as articulações e podem levar ao alívio de dores6, sendo esse um dos principais benefícios da quiropraxia.
Os principais problemas que podem ser tratados com a quiropraxia incluem:
• Dores na coluna lombar
• Hérnia de disco e dor ciática
• Dores no pescoço
• Dores de cabeça2
• Dores e tensão muscular
• Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
• Restrições de movimentações
• Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho
De modo geral, os ajustes quiropráticos podem ser indicados para quem busca uma forma alternativa de tratamento7. A maioria das pessoas sentirá alívio imediato após um ajuste quiroprático, enquanto outras podem sentir uma dor menor temporária após o tratamento7.
Entenda como a quiropraxia pode aliviar sua dor nas costas
Um estudo de 2018 se preocupou em entender como a quiropraxia para dor nas costas pode ser útil no tratamento dos sintomas. Após seis semanas de tratamento, aqueles designados para receber o tratamento quiroprático relataram:
• Menor intensidade da dor
• Menos incapacidade
• Maior satisfação com o tratamento
• Menor necessidade de remédio para dor
Uma revisão realizada pelo American College of Physicians e pelo American Pain Society indica que há evidências de que a manipulação articular da quiropraxia para dor nas costas é benéfica para o tratamento de lombalgia aguda, subaguda ou crônica1
Essa afirmação entende que a manipulação do quiropraxista provoca efeitos fisiológicos locais e sistêmicos, como diminuição de sintomas dolorosos, aumento da amplitude de movimento e diminuição da tensão muscular
Quando procurar um quiropraxista?
Evidências dão suporte à quiropraxia para dor nas costas, assim como sugere a técnica para outros tipos de dor – e muitos médicos recomendam essa prática associada a outros tratamentos
Na hora de buscar por um quiropraxista, considere:
• Pedir recomendações ao seu médico ou a outro profissional de saúde
• Perguntar a amigos ou familiares se eles têm alguma recomendação
• Certificar-se de que seu quiropraxista seja licenciado9. No Brasil, a profissão é regulada pela Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), cuja formação profissional é reconhecida pelas diretrizes internacionais da WFC (World Federation of Chiropractic)
• Agendar uma consulta e tirar suas dúvidas
A palpação articular procura identificar a presença de restrição ou disfunção das articulações, músculos, fáscias, ligamentos e outros tecidos moles1. Técnicas específicas de palpação permitem verificar se uma articulação afetada apresenta restrição à sua mobilidade normal dentro da mobilidade anatômica, por exemplo.
O diagnóstico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, realização de testes ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas2.
Caso sejam necessários exames complementares, como radiografia, tomografia e ressonância magnética, eles podem ser solicitados pelo quiropraxista. Esses dados são fundamentais para definir e receber o tratamento apropriado2, sendo o próprio quiropraxista capaz de fazer o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de condições neuromusculoesqueléticas – em especial as algias (dor num órgão ou numa região do corpo) vertebrais e sintomas associados2.
Em muitos casos, tratamentos desse tipo, como a quiropraxia para dor nas costas, podem incluir o uso de remédios – e esta prescrição, é importante ressaltar, só pode ser realizada e devidamente recomendada por um médico. Nesse cenário, medicamentos analgésicos, como o Dorflex®, podem ser indicados, quando necessário.